Vídeo: em ação cinematográfica por ar e terra, PM expulsa invasores de hotel em Brasília

by 24BRASILTVSept. 1, 2017, 9:50 p.m. 587

Uma ação espetacular da Polícia Militar do Distrito Federal, com policiais saltando de helicópteros, bombas jogadas das aeronaves e invasão da tropa de choque por terra, encerrou neste domingo (5) a invasão do Movimento Resistência Popular (MRP) ao Torre Palace Hotel, em Brasília. A desocupação aconteceu por volta das 6h e durou apenas 30 minutos. Vídeos gravados pela própria polícia e por testemunhas mostram uma ação muito bem planejada dos policiais militares, que encontraram resistência por parte dos invasores. No momento em que os helicópteros da polícia sobrevoam o topo do hotel, homens atiram pedras na aeronave, tentando derrubá-la e colocando em risco a vida dos tripulantes.

Os policias reagiram atirando bombas de gás lacrimogêneo, de baixo potencial letal. Após afastar os agressores, a tropa então pula do helicóptero para o alto do prédio. Assista:

A partir dos 2 minutos e 45 segundos de vídeo é possível observar a ação de um outro ângulo, com a tropa de choque subindo as escadas e disparando tiros de balas de borracha. Ha, claramente, risco de vida para manifestantes e policiais, já que as escadas não possuem paredes e a qualquer momento alguém pode cair.

Invasores contra-atacam

O Movimento Resistência Popular tentou impedir o avanço dos policiais atirando pedras, telhas e tijolos contra a tropa e seus helicópteros. O grupo também tentou colocar fogo no prédio, utilizando um fogão e botijões de gás. No total, 16 pessoas estavam no edifício, incluindo quatro crianças, que não se machucaram.

Os adultos foram autuados por tentativa de homicídio, dano ao patrimônio e resistência à prisão. Cerca de 200 policiais da tropa de choque e do batalhão de operações especiais participaram da investida. 

Integrantes do Movimento acusam os policiais de terem invadido o hotel sem mandado judicial. Argumentam ainda que as famílias ocuparam o prédio que estava abandonado por não terem para onde ir. "Para eles o prédio é melhor que as ruas", publicaram nas redes sociais.

No dia 1º de junho policiais e integrantes do movimento já tinham entrado em confronto, como mostra o vídeo abaixo:

Tags:


Artigos relacionados