Grêmio bate o Lanús e fica a um empate do tri da Libertadores

by 24BRASILTVNov. 23, 2017, 11:30 a.m. 337

Teve nervosismo, disputas, polêmicas e muitas, muitas emoções, mas ao fim da noite desta quarta-feira, dia 22, o Grêmio deixou o gramado de sua Arena feliz com a vantagem de 1 a 0 obtida contra um valente #Lanús na primeira partida da final da #Libertadores da América, disputada em Porto Alegre.

Com o placar, conquistado com gol de Cícero aos 37 do segundo tempo, o Imortal Tricolor precisa apenas de um empate na Argentina, na semana que vem, para conquistar o terceiro título de Libertadores de sua história. Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 29, no estádio La Fortaleza, casa do Lanús em Buenos Aires.

Como a final da Libertadores não tem saldo qualificado como nas fases anteriores, uma vitória simples do Lanús leva o jogo para a prorrogação e, persistida a igualdade no placar combinado, pênaltis, independente do número de gols marcados pelo #Grêmio em território argentino.

Grohe volta a salvar a pátria gremista

Se Cícero, que chegou há apenas alguns meses e saiu do banco para marcar o tento da vitória, foi um improvável herói para a noite do Tricolor gaúcho, o mesmo não se pode dizer do cada vez mais ídolo Marcelo Grohe, que salvou a pátria gremista novamente com milagres embaixo das traves.

No mais impressionante deles, o goleiro defendeu uma cabeçada à queima-roupa aos 39 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Braghieri subiu mais alto do que a zaga gremista e levou um perigo gigante para a meta do Imortal.

Mas, assim como foi contra o Barcelona de Guayaquil, nas semifinais, Grohe estava lá para garantir que a bola não estufasse as redes do Grêmio, que vê o título cada vez mais perto, mas ainda consciente de que terá uma acirrada batalha pela frente na próxima quarta-feira.

Substituições de Renato mudam o cenário do jogo

Ídolo tricolor e campeão da Libertadores e do Mundial com o Grêmio em 1983, o técnico Renato Gaúcho teve participação decisiva na vitória. Travado, o time gaúcho viu a equipe visitante ganhar espaço e levar perigo no primeiro tempo, sendo salva por Grohe também em outro lance, quando, aos 33 do primeiro tempo, Martinez bateu cruzado e o goleiro se esticou para salvar. Ciente de que precisava mudar a forma de jogar, Renato sacou Jailson, Fernandinho e Barrios para promover as entradas de Cícero, Everton e Jael.

A mudança do treinador surtiu efeito. Com o time mais solto, o Grêmio conseguiu furar o bloqueio dos argentinos já no fim do segundo tempo, quando Edílson lançou de trás, Jael desviou e Cícero apareceu no meio da área argentina para completar e libertar o grito do público de 55 mil pessoas presentes na Arena.

Gremistas reclamam de pênalti não marcado

E se engana quem pensa que o gol foi suficiente para acalmar os ânimos na Arena. Com a bola ainda rolando, o Grêmio teve tempo para viver mais uma emoção digna de final de Libertadores, mas o desfecho não foi tão positivo quanto o gol. No último lance do jogo, que foi até os 50 com acréscimos, Jael foi empurrado pelo volante Aguirre dentro da área, e o árbitro não marcou. Pior: como o jogo já havia acabado, a equipe gaúcha não pode nem contar com o tira-teima do árbitro de vídeo. A decisão de não marcar a penalidade revoltou a equipe do Tricolor, que chiou muito com a arbitragem.

Desfalques para a finalíssima

Agora, as duas equipes voltam suas atenções para a próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, quando o campeão da Libertadores 2017 será conhecido. De cara, ambos os times sabem que não contarão com um de seus zagueiros titulares cada. Do lado gremista, Kannemann levou o terceiro amarelo e não joga. Já no Lanús, Braghieri foi amarelado e, suspenso, também não joga a grande decisão.

Tags:


Artigos relacionados

ESPORTE

Pelé, o rei do futebol, é levado às pressas para o hospital

by 24BRASILTVJan. 19, 2018, 3:10 p.m.2
ESPORTE

Palmeiras recebe Santo André no Allianz Parque

by 24BRASILTVJan. 18, 2018, 1:50 p.m.2
ESPORTE

Vai fechar? Botafogo se aproxima de troca com o Cruzeiro por jogador

by 24BRASILTVDec. 22, 2017, 3:30 p.m.2
ESPORTE

Esse craque vai assinar pelo Barcelona - e o Real nada pode fazer

by 24BRASILTVDec. 21, 2017, 6 p.m.2
ESPORTE

De volta de empréstimo, atleta se diz pronto mas futuro é incerto

by 24BRASILTVDec. 20, 2017, 9:40 p.m.2
ESPORTE

Bomba: Vasco pode contratar joia equatoriana para 2018

by 24BRASILTVDec. 12, 2017, 6:30 p.m.2
ESPORTE

Vasco tem interesse na contratação de jogador corintiano

by 24BRASILTVDec. 12, 2017, 1:50 p.m.2
ESPORTE

Após vitória, Felipe Melo manda recado para Cuca

by 24BRASILTVDec. 6, 2017, 12:40 p.m.2
ESPORTE

Felipe Melo pode ser trocado por craque do Flamengo

by 24BRASILTVDec. 6, 2017, 12:40 p.m.2
ESPORTE

Botafogo sonha com pacotão de reforços para 2018

by 24BRASILTVNov. 30, 2017, 6:01 p.m.2
ESPORTE

Fechou: site crava acerto de destaque do Brasileirão com o Corinthians

by 24BRASILTVNov. 30, 2017, 5:30 p.m.2
ESPORTE

Leo Messi faz revelação inédita sobre a partida de Neymar e choca

by 24BRASILTVNov. 29, 2017, 1:01 p.m.2
ESPORTE

Palmeiras terá reunião final para confirmar chegada de novo reforço

by 24BRASILTVNov. 28, 2017, 1:50 a.m.2