Autonomia da Polícia Federal e Forças Armadas coloca Dodge em discussão polêmica

by 24BRASILTVNov. 8, 2017, 12:02 p.m. 454

A procuradora-geral da República, #Raquel Dodge, se pronunciou nesta última terça-feira, 7 de novembro, sobre a Proposta de Emenda Constitucional 412/09 (PEC), que dá a #Polícia Federal mais autonomia, tanto operacional quanto administrativa.

No entanto, a procuradora se mostrou contrária à proposta dando ênfase de que a PEC poderia fazer com a Polícia Federal [VIDEO] ameaçasse o Estado democrático de direito do Brasil. Segundo a procuradora, a proposta atinge o que há de mais essencial no modelo de separação de Poderes.

A líder do MPF acredita que se a PEC for aprovada, abrirá brecha para existir um quinto Poder no Brasil, e, ainda por cima, Dodge enfatiza que seria algo muito pior, pois esse novo Poder chegaria fortemente armado.

Desde o início das investigações da Operação Lava Jato, a PEC ganhou ainda mais fôlego. O objetivo da PF é afastar quaisquer tipos de interferências de âmbito político no decorrer das investigações. A iniciativa partiu da ADPF (Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal).

A proposta está dividida em outras categorias dentro da própria PF, há escrivães, papiloscopistas e alguns agentes que são contrários a PEC, dizendo que isso iria beneficiar a classe dos delegados, dando-lhes mais poder.

A PEC está sendo representada na Câmara dos Deputados por João Campos. O projeto está pronto para entrar em votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

O marqueteiro do Rio de Janeiro, Renato Pereira, prejudicou a cúpula do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e até ministros do Supremo Tribunal Federal (#STF) após delação premiada.

O fato ocorreu porque houve um vazamento do depoimento, deixando incomodados os envolvidos.

Entre diálogos encontrados foi possível notar uma fala dando referência ao ministro do STF Ricardo Lewandowski. O ministro é citado como alguém que poderia pedir investigações junto a Procuradoria Geral da República (PGR).

A chefe do Ministério Público Federal (MPF), Raquel Dodge [VIDEO], acabou decepcionando após acreditarem que novos vazamentos não iriam acontecer com sua gestão. A PGR não estaria tendo controle sobre vazamentos e justificou dizendo que o Supremo é quem está com a delação premiada, não cabendo a PGR intervir no caso.

Antes de abrir uma investigação, a assessoria de Dodge citou que seria preciso receber uma denúncia oficial relatando o acontecimento.

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2