Chefe de gabinete é demitido por Doria após violar acesso à informação

by 24BRASILTVNov. 10, 2017, 4:21 a.m. 374

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), veio a público nesta quarta-feira (8), explicar que seus assessores de Comunicação não têm a orientação para esconder informações de nenhum profissional de imprensa, ou de qualquer cidadão. A explicação de Doria foi necessária, depois de publicação [VIDEO] no Jornal "O Estado de S. Paulo" desta quarta, do vazamento de gravação, denunciando que seus assessores violaram a Lei de Acesso à Informação [VIDEO] (LAI), negando informações à #Produtora da Rede Globo de Televisão, Roberta Giacomini.

Conforme a #publicação, a gravação seria de reunião da Comissão Municipal de Acesso à Informação, do dia 16 de agosto, com cerca de 1h10m.

Na gravação, o chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação (Secom) Lucas Tavares, que por este episódio foi demitido pelo prefeito, diz claramente que, no que couber a ele, ele iria “dificultar o acesso às informações” para Giacomini. Tavares ainda atribui à produtora [VIDEO], que buscava dados de zeladoria para a produzir matérias sobre buracos na Cidade de São Paulo, a pecha de “chata”. “Ela é produtora da Globo. Ela é muito chata, cara. É muito chata”, reafirma.

O ex-chefe de gabinete sugere que a jornalista deve obter os dados requeridos percorrendo 32 Prefeituras Regionais. Juntamente com Giacomini, Tavares lista também os jornalistas, do "Estadão", Luiz Fernando Toledo e William Cardoso do "Agora São Paulo", que estão no seu “ranking”, sempre solicitando estas informações por garantirem matérias.

A Lei nº 12.527/2011 dispõe sobre o direito constitucional de acesso a informações públicas. Esse conjunto de regras está vigorando desde o dia 16 de maio de 2012, instituindo mecanismos que possibilitem qualquer pessoa, física ou jurídica, obterem informações públicas, de órgãos ou entidades, sem precisar apresentar motivos.

Pelo texto, esta Lei atinge também os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além dos Tribunais de Contas e Ministério Público. A Lei obriga também, entidades privadas sem fins lucrativos informarem recebimento e destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

Por determinação do promotor José Carlos Blat, que considerou este ato grave, o Ministério Público abriu inquérito ainda nesta quarta-feira, para investigar o comportamento do agora ex-chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo, Lucas Tavares, que teria afirmado ainda que “fatiando” informações e demorando no retorno, os jornalistas desistiriam de suas matérias. #Lei de acesso à informação

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2