Deputado conta sobre investidas para que mudasse seu voto contra Temer

by 24BRASILTVOct. 27, 2017, 11:02 a.m. 363

Muitos brasileiros pararam o que estavam fazendo para acompanhar a transmissão da votação que aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados [VIDEO] nesta quarta-feira (26). O resultado dessa votação foi o #arquivamento da denúncia apresentada contra o atual presidente Michel #Temer, que também apresentou como alvos os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco ,da Secretaria-Geral.

Um fato que aconteceu antes dessa votação foi relatado pelo deputado César Halum (TO). Ele conta que o líder do seu partido fez vários apelos com o intuito de induzi-lo a votar a favor do presidente Temer, com o SIM para o arquivamento.

Ele conta que ainda na mesma ocasião, Cleber Verde, o líder em questão, perguntou se ele precisava de algo. "O líder do meu partido que me fez vários apelos, veio perguntando o que eu precisava", relatou o deputado.

As investidas continuaram por parte de Cleber. César contou que ele, ainda tentando agradá-lo, perguntou se ele não desejaria ter de volta os dois cargos que havia perdido na secretaria de Pesca e nos Correios, pelo fato de não ter votado a favor de Michel Temer na primeira denúncia (corrupção passiva).

Em entrevista para o jornal Folha de São Paulo, o deputado contou: "O meu líder veio me perguntar se eu tinha interesse em voltar os cargos. Eu disse: nenhum”.

A denúncia por organização criminosa e obstrução da justiça foi rejeitada por César Halum, mas ele explica que os motivos que levaram à decisão pela rejeição foram outros.

Ele confessa que sua determinação não foi baseada no fato da acusação ter ou não ter consistência pois, para ele, a denúncia tinha sim relevância e consistência. Halum justifica seu posicionamento contando que no momento de reflexão entendeu que seu voto deveria ser guiado por o que ele denominou de 'mal menor'. César disse que no momento atual não seria o ideal. Ele justifica que agora não era momento para uma mudança.

"Uma mudança agora seria uma mudança muito grande", afirma o médico veterinário e deputado federal pelo estado de Tocantins.

Caso o arquivamento acontecesse, existindo 342 votos ou mais favoráveis à denúncia apresentada pelo relator, esta seria analisada pelo Supremo Tribunal Federal [VIDEO]. Lá caberia a decisão final quanto à abertura. Caso fosse aberto, o presidente seria afastado do seu cargo pelo período de 180 dias e nesse tempo o julgamento aconteceria. Mas, de acordo com a quantidade de votos, tudo continuará seguindo como antes. #Propina

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2