Em apelo comovente, mulher de Moro fala de tema doloroso e quer posição do STF

by 24BRASILTVNov. 6, 2017, 5:31 p.m. 399

A advogada Rosângela #Moro, esposa do ilustríssimo juiz Sérgio Moro [VIDEO], responsável pela Operação Lava Jato, concedeu uma entrevista à revista IstoÉ e falou sobre um tema triste da sociedade brasileira: a falta de responsabilidade governamental em relação à #Saúde.

Sempre muito discreta, ela realiza um trabalho sério que poucas pessoas conhecem. A sua dedicação no assunto acabou lhe rendendo um bela premiação.

A paranaense está envolvida na defesa dos direitos dos pacientes com doenças raras no Brasil. São muitas pessoas que enfrentam dificuldades em conseguir remédios e lutam contra a burocracia que existe por parte das leis do governo.

No país, há uma estimativa de que 13 milhões de pessoas são alvos de doenças raras. As dificuldades delas acontecem, num primeiro momento, para entender o seu diagnóstico e depois são vítimas de falta de acesso aos medicamentos necessários e de caráter de urgência para a sua sobrevivência.

Como os medicamentos são caríssimos, os pacientes processam planos de saúde ou o próprio Estado. Quando conseguem vencer as ações judiciais, demoram muito para receber os remédios e correm risco de morrer.

Toda a dedicação e apoio para esses pacientes levou Rosângela a ser presenteada com o título do ano da Casa Hunter, uma associação que está relacionada com doenças raras.

Em sua entrevista, a mulher de Sérgio Moro defende um acesso menos burocrático de remédios aos pacientes. Às vezes, o remédio já foi liberado por agências internacionais respeitadas, mas encontra dificuldades na liberação dentro do país.

O Estado deveria fazer de tudo para que a pessoa possa receber os medicamentos e não impedi-la de brigar pela vida. "É um tema árduo e doloroso", ressalta a advogada. A sociedade precisa estar atenta com isso e se manifestar. Mesmo ocorrendo avanços na parte científica, todo o processo até o remédio chegar ao paciente ainda é lento e irresponsável.

Existe, na atualidade, um forte debate no Supremo Tribunal Federal (STF) [VIDEO] acerca da demanda da Justiça por exames e tratamentos. Os pacientes aguardam o julgamento no #STF sobre o acesso aos remédios caríssimos.

Rosangela afirma que confia no Poder Judiciário. Negar uma coisa desse tipo no tribunal repercutirá negativamente no Brasil.

De acordo com a advogada, o STF não poderia se furtar a deferir em favor do paciente quando for comprovada que existe uma grande necessidade dos medicamentos.

No final da entrevista, a paranaense disse que toda a população contribui para os cofres públicos e se existe uma corrupção tão alarmante no país, é porque dinheiro de sobra existe. Os políticos não devem dizer que não tem dinheiro para pagar os tratamentos. Isso seria um absurdo.

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2