Guido Mantega e outras 13 pessoas foram denunciadas pelo MPF

by 24BRASILTVNov. 9, 2017, 2:01 a.m. 337

Nesta última quarta-feira (8), o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega [VIDEO] foi denunciado pelo Ministério Público Federal em Brasília em virtude da Operação Zelotes.

Juntamente com ele, foram denunciados Carf Otacílio Cartaxo e mais outras 12 pessoas. De acordo com o Ministério Público, eles responderão por #Corrupção, advocacia administrativa e lavagem de dinheiro. A Operação investigou os pagamentos de proprina efetuados a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a fim de que as multas aplicadas às empresas fossem reduzidas.

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais atua como um tribunal onde as empresas podem recorrer das multas aplicadas junto a Receita Federal.

As investigações expuseram a manipulação da composição e atuação do Conselho Superior de Recursos Fiscais, com vistas de corroborar de forma ilegítima à empresa Cimento Penha. Por este favor, segundo a denúncia, houve pagamento de propinas.

Após ser multada pela Receita Federal [VIDEO], por repassar cerca de US$ 46,5 milhões para instituições nos Bahamas e Uruguai, a empresa de Victor Sandri foi acusada pelo Ministério Público que declarou na acusação que a empresa tentou, através do Carf, reverter a multa aplicada pela Receita Federal.

Não aceitando a derrota que sofreu em primeira instância. O empresário articulou, de forma ilegal e criminosa, para tentar reverter a autuação conforme declarou o MPF.

Para alcançar estas vantagens, era necessário ter indicações de nomes para estarem em posições estratégicas dentro do órgão.

De acordo com a denúncia, o Presidente do CARF Otacílio Cartaxo, juntamente com o então Ministro Guido Mantega, patrocinaram direta e indiretamente, tudo o que era de interesse comum ao grupo, respaldando os nomes indicados pela organização que pode ser conhecida como "criminosa".

As trocas de e-mails entre os integrantes servirão como provas. O MPF afirma que, quando o processo no conselho chegava ao final da tramitação do processo no CARF, a multa foi revertida.

Os acertos entre o empresário Victor Sandri, haviam se confirmado. Em contrapartida pelo favor realizado, acontecia o pagamento de privilégios indevidos por parte da empresa àqueles que se encontravam envolvidos no esquema.

Guido tenta de todas as formas se livrar desta denúncia. #lavajato #OperaçãoZelotes

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2