Julgamento de Lula em Porto Alegre preocupa prefeito, que pede mais segurança

by 24BRASILTVJan. 4, 2018, 6 p.m. 1177

Porto Alegre será palco do evento político mais importante dos últimos tempos no Brasil. Não se trata de uma nova eleição ou de um comício de uma grande figura humanitária. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio #Lula da Silva, o Lula, será julgado na capital dos gaúchos no próximo dia 24, em um dos julgamentos mais aguardados da história recente, que tem mobilizado a opinião pública tanto por parte de seus apoiadores como pelos contrários ao líder petista.

A tendência, por óbvio, é que muitos militantes do Partido dos Trabalhadores e apoiadores de Lula estejam em Porto Alegre no dia 24 e até mesmo antes como forma de concentrar apoio ao presidente - que pode ser condenado pelo TRF-4 em segunda instância no processo oriundo da Operação Lava-Jato e com isso ficar impossibilitado de concorrer as eleições presidenciais do segundo semestre.

Temendo confronto entre simpatizantes [VIDEO] e opositores - e uma possível ameaça à ordem pública da cidade de Porto Alegre -, o prefeito Nelson Marchezan Jr solicitou oficialmente o envio de homens da Força Nacional e do Exército para garantirem a segurança no dia 24. Na última quarta-feira, 3, ele fez o pedido de maneira oficial ao Governo Federal. Já ao Estadual, o tucano solicitou mobilização da Brigada Miitar e da Polícia Civil.

No ofício enviado aos poderes públicos citados, tanto na esfera nacional como regional, Marchezan defende que “diante da ocupação dos espaços públicos por integrantes de movimentos políticos e sociais, devemos requerer a atuação das forças de segurança para preservar a integridade dos cidadãos e do patrimônio coletivo. Precisamos garantir regularmente o funcionamento de Porto Alegre neste período".

O prefeito toma por base os dias de depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro, responsável direto pelas investigações e punições da Lava-Jato. Em mais de uma ocasião em Curitiba, a simples presença do ex-presidente da República levou multidões de apoiadores às ruas e o clima ficou tenso na região. O tucano quer evitar que algo similar aconteça em Porto Alegre no dia 24 [VIDEO].

Condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex, Lula fica impossibilitado de participar das eleições se caso o TRF-4, em segunda instância, manter ou até mesmo aumentar a pena instituída por Moro.

As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul reagiram com muita contrariedade à soliticação de Marchezan para o dia do julgamento de Lula. Pepe Vargas, deputado federal e presidente do #PT no RS, foi um dos mais irritados conforme entrevista concedida ao portal GaúchaZH - publicada nesta quinta-feira.

"Seria ridículo, não fosse grave, essa solicitação do prefeito.

Me admira um gestor público ter tamanho desconhecimento e achar que pode solicitar a Força Nacional em dia de manifestações. A Força Nacional tem preocupações bem maiores", resumiu.

Outras figuras de suma importância do PT como a senadora e atual presidente da sigla Gleisi Hoffmann, bem como o ex-presidente da legenda, Rui Falcão, também se manifestaram nas redes sociais mostrando insatisfação com a postura do prefeito de Porto Alegre.

A narrativa dos petistas se mantém no discurso de que Marchezan e os contrários à Lula estão com "medo do povo". A tendência é que uma grande mobilização de apoiadores e simpatizantes do PT ocorra pelo Brasil durante e depois do julgamento. Vale lembrar que, até agora, faltando menos de um ano para a nova eleição presidencial, Lula está liderando em todos os cenários possíveis e com relativa folga aos rivais.

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2