Ministro do Supremo revela opinião sobre possível prisão de Lula durante eleição

by 24BRASILTVNov. 5, 2017, 7:02 p.m. 327

Um dos mais atuantes ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se manifestou a respeito de algo que vem trazendo grande "polêmica" e até mesmo de grande relevância, dada a proximidade das próximas eleições presidenciais para o ano que vem. O ministro foi contundente ao comentar o caso envolvendo a aplicação de medidas cautelares que sejam consideradas contrárias a parlamentares. Um dos principais exemplos enumerados pelo magistrado da mais alta Corte de Justiça do país, trata-se do caso Aécio Neves.

Recentemente, em um julgamento realizado no Plenário do Supremo Tribunal Federal (#STF), ficou decidido pela maioria dos votos dos ministros, que o fato de ser autorizado ao Congresso Nacional, poder dar uma última palavra, em se tratado de medidas cautelares, como o julgamento do afastamento do senador mineiro Aécio Neves, já estaria acarretando um efeito "deletério" no país.

Entretanto, o ministro Luiz Fux acredita que esse debate deverá vir novamente à tona na Suprema Corte, já que a votação acabou resultando em uma decisão extremamente dividida, em se tratando dos votos dos ministros da Corte.

Um dos principais assuntos que deverão permear a realidade do Supremo Tribunal Federal, já nos próximos, trata-se da possibilidade ou não, em se tratando de condenados na Justiça, de poderem concorrer a cargos públicos, nas próximas eleições, principalmente, relacionado à disputa à eleição presidencial em 2018. Essa análise passa pela situação de um dos principais postulantes ao Palácio do Planalto, o ex-presidente da República [VIDEO], Luiz Inácio #Lula da Silva.

De acordo com o ministro Luiz Fux, há uma sombra, uma nuvem, que fará com que o Supremo possa revisar a decisão já proferida pela própria Corte, em permitir a prisão um condenado que tenha sido julgado em segunda instância, o que ocasionaria, segundo o magistrado, a um total descrédito do Poder Judiciário no Brasil.

Porém, ao ser questionado sobre a eventual possibilidade de que o ex-presidente Lula seja candidato ao próximo pleito eleitoral, com objetivo de se chegar à Presidência da República, o ministro Fux foi enfático ao indagar sobre o caso: "Pode um candidato denunciado,concorrer e até ser eleito, à luzo de valores republicanos, em alusão ao princípio da moralidade das eleições, como algo previsto na Constituição Federal?". O magistrado foi ainda mais longe, ao comentar que não estaria, de certa forma, chegando a uma conclusão, porém, essas seriam perguntas que deverão ser colocadas no momento apropriado.

Vale ressaltar que Luiz Fux deverá assumir o comando do Tribunal Superior eleitoral (TSE), já no próximo ano, durante os meses de fevereiro até agosto de 2018. #Eleições 2018

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2