Ministros de Temer dão 'carona' a familiares e amigos usando aviões da FAB

by 24BRASILTVDec. 11, 2017, 11:01 p.m. 1103

Ministros do governo Temer [VIDEO] estão usando os jatos da Força Aérea Brasileira (#FAB) para carregar lobistas, amigos e parentes, segundo matéria veiculada pelo site MSN nesta segunda-feira (11). A reportagem feita pelo site foi baseada em informações da Lei de Acesso à Informação, com dados de viagens de 12 ministros que não cumpriram o que determina o decreto 4.244/2002, que dispõe das normas para utilização das aeronaves da FAB.

Segundo o decreto, o uso da frota é apenas para o transporte de vice-presidente, dos ministros de Estado [VIDEO], chefes das Forças Armadas e dos três Poderes. Não é autorizado o embarque de pessoas sem função ou cargo público, a não ser que tenha autorização especial do ministro da defesa.

Mas não é o que tem acontecido. Veja a seguir.

De acordo com a publicação, dos dados apurados sobre os 12 ministros, se pode verificar que seis deles levaram junto em sua comitiva, esposas e filhos, e parte das viagens foi para cumprir agendas em locais turísticos.

Outro ministro deu carona para a esposa de um colega de Esplanada, três transportaram empresários ou lobistas e outros três levaram amigos. Algumas pastas (sete delas) não apresentaram a relação de passageiros.

Desligado recentemente das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) levou em pelo menos seis viagens a sua esposa. Em junho de 2016 eles teriam embarcado para Campina Grande (PB) para a abertura da festa "Maior São João do Mundo" e em seguida foram para Recife, onde moram - isso foi em uma sexta-feira.

Em abril, saiu de Brasília para Foz do Iguaçu um voo com uma comitiva de casais. O voo teria sido requisitado por Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, e Sarney Filho. Este último levou também a esposa. No mesmo voo estavam - junto com suas esposas - Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer, Romero Jucá (PMDB-RR), Ives Gandra (presidente do TST) e Arthur Maia (PPS-BA). O evento aconteceu em um resort e durou três dias.

Em julho, uma reportagem da BandNews apontou para o aumento da utilização dos voos da FAB no #governo temer em 40%. Um decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, proíbe o uso dos jatos para ir e voltar para casa. Entretanto, a BandNews fez um levantamento que apontou que, entre janeiro março de 2017, houve uma média de quase seis voos por dia, entre os ministros de Temer e outras autoridades.

Tags:


Artigos relacionados

POLÍTICA

Michel Temer se torna réu pela 1ª vez no caso da mala com R$ 500 mil

by 24BRASILTVMarch 29, 2019, 6:31 a.m.2
POLÍTICA

Sem tomar posse, deputada aparece como ministra em site do governo

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Roberto Jefferson confirma que PTB manterá indicação de sua filha

by 24BRASILTVJan. 11, 2018, 11:30 a.m.2
POLÍTICA

Alexandre Baldy é o novo ministro das Cidades

by 24BRASILTVNov. 22, 2017, 5:30 a.m.2
POLÍTICA

Lula sobre Temer: ‘governo reprisa Exterminador do Futuro 1 e 2’

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2
POLÍTICA

Prisão de empresário pode levar Lula a envolvimento em crime bárbaro

by 24BRASILTVNov. 20, 2017, 8:11 p.m.2