Afunilando a Champions: Barça classificado, PSG a perigo, Monaco fora; veja a briga em cada chave

by 24BRASILTVNov. 8, 2018, 10:46 p.m. 20

São 25 torcidas ainda na expectativa, algumas mais tranquilas, outras agarradas a uma tênue esperança. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a Liga dos Campeões da Uefa se aproxima do seu primeiro momento decisivo, a definição dos classificados para as oitavas de final. Por enquanto, só o Barcelona foi capaz de assegurar sua vaga com apenas quatro jogos disputados. Os outros 15 lugares ainda aguardam os ocupantes. Fez as contas? Quinze vagas restantes, 25 postulantes. Isso mesmo, a Champions está afunilando.

Dos 32 times em ação, apenas seis não têm mais qualquer chance de classificação, entre eles o Monaco, a grande decepção até aqui na competição. Resta aos eliminados tentar ficar em terceiro no grupo e buscar melhor sorte na Liga Europa. Dos 25 que ainda sonham, alguns podem respirar aliviado já na próxima rodada, dias 27 e 28 de novembro. Outros terão de esperar até a última rodada (11 e 12 de dezembro) para conhecer seu destino. É o caso do Paris Saint-Germain, que só venceu um dos quatro jogos até agora e ocupa a terceira colocação, atrás de Napoli e Liverpool, no grupo C, que ainda tem os quatro clubes com chance de avançar, graças ao surpreendente Estrela Vermelha.

Borussia Dortmund e Atlético de Madrid têm nove pontos, cada. Estão praticamente classificados, e tudo indica que conseguirão a vaga já na próxima rodada, quando ambos jogarão em casa. O Brugge, com quatro pontos, ainda sonha: teria que vencer os dois rivais, e torcer para o já eliminado Monaco ajudar ganhando uma das suas partidas.

Mesmo sem Messi nos últimos dois jogos, o Barcelona mostrou a força do conjunto e foi o primeiro a se classificar graças ao empate com a Inter de Milão, fora de casa, com gol do brasileiro Malcom, o primeiro dele pelo clube espanhol. Com dez pontos, poderia ser alcançado por Tottenham e Inter, mas garantiria a vaga no primeiro critério de desempate, o confronto direto, já que venceu o time italiano no Camp Nou e empatou em Milão. Na briga pela outra vaga, promessa de jogão na próxima rodada, quando o Tottenham (quatro pontos) receberá a Internazionale (sete pontos). Um empate garantirá o time italiano.

Quem esperava os favoritos Paris Saint-Germain e Liverpool já com a classificação bem encaminhada a essa altura se decepcionou. Mas qem gosta de emoção não tem do que reclamar. É a chave mais embolada, com apenas dois pontos separando o líder Napoli (seis) do lanterna Estrela Vermelha (quatro): todos têm chance de avançar, todos correm risco de ficar pelo caminho. O PSG, terceiro com cinco pontos, não conseguiu vencer o Napoli (empate em 2 a 2 em Paris e em 1 a 1 em Nápoles) e chega à reta final em situação delicada, podendo até estar eliminado na próxima rodada, caso perca para o Liverpool em casa, e o Napoli vença o Estrela Vermelha no estádio San Paolo. O melhor cenário para os franceses seria, além da vitória em casa, um empate no outro jogo. Nesse caso, o perigo se transformaria em alívio, porque só uma derrota humilhante por seis gols (ou um 5 a 0) na última rodada tiraria o PSG. Atual vice-campeão europeu, o Liverpool é o segundo, com seis pontos, e também vive momentos de incerteza.

No grupo menos badalado, o Porto está com a classificação bem encaminhada: é o líder com dez pontos, seis à frente do Galatasaray, terceiro colocado. Mas o time turco ainda pode surpreender, já que na próxima rodada pegará o lanterna (zero ponto) e já eliminado Lokomotiv, em Moscou, e depois receberá o Porto. Para não passar sufoco em Istambul, o melhor caminho para a equipe portuguesa é tentar assegurar a vaga na quinta rodada, contra o vice-líder Schalke 04 (oito pontos), no Estádio do Dragão, quando um empate já será suficiente.

Situação parecida com a do grupo D. O Bayern de Munique lidera com dez pontos, à frente de Ajax (oito) e Benfica (quatro). O AEK Atenas é o lanterna, sem ponto ganho. A vantagem do Bayern é que terá pela frente na quinta rodada o Benfica, na Arena de Munique, e garantirá a vaga mesmo que perca por 1 a 0. Nesse caso, o Benfica poderia até alcançar os dez pontos, mas perderia no confronto direto (foi derrotado pelo time alemão na estreia por 2 a 0, no Estádio da Luz). Ao Ajax, basta uma vitória nos dois jogos que restam para se classificar.

O Manchester City lidera com nove pontos, à frente do Lyon, com seis. Mas Hoffenheim, com três, e até o lanterna Shakhtar Donetsk, com dois, ainda têm possibilidades matemáticas de classificação. O favorito City terá pela frente, na quinta rodada, o Lyon fora de casa. O empate garante os ingleses.

Real Madrid e Roma dividem a liderança, ambos com nove pontos. Na próxima rodada, os dois se enfrentam no Estádio Olímpico e o empate garantirá o time italiano. Pode até servir para os dois, desde que o CSKA (quatro pontos) não vença o Viktoria Plzen (um ponto) na abertura da rodada, em Moscou. Em caso de vitória, o time russo chegará à rodada final com alguma esperança de classificação, principalmente se o Roma derrotar o Real.

Apesar da derrota em casa para o Manchester United, a Juventus ainda é a líder da chave, com nove pontos, contra sete dos ingleses e cinco do Valencia, que corre por fora - o Young Boys, com um ponto, já está eliminado. Na quinta rodada, novamente diante da torcida, a Juve terá a chance de assegurar a vaga: um empate contra o Valencia já será suficiente.


Artigos relacionados

TENDÊNCIAS

Mês da Consciência Negra tem programação diversa de atividades

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsonaro anuncia general Fernando Azevedo e Silva para ministro da Defesa

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira se pronuncia após confirmar leucemia

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

AACD quer promover 'encontro da paz' entre Cláudia Leitte e Silvio Santos

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:30 p.m.2
TENDÊNCIAS

Santos x Chapecoense: Acompanhe o placar AO VIVO da partida

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 10:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Tite convoca Rafinha para o lugar de Casemiro na seleção brasileira

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Cruzeiro estuda opções para suprir desfalques em jogo contra o Corinthians

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira está com leucemia; doença está estabilizada diz assessoria

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 6:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Esquadrão Suicida 2 | 10 vilões da DC que queremos ver no filme

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 4:01 a.m.2
TENDÊNCIAS

Resultado do concurso 1736 da Lotofácil desta segunda (12)

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 3:46 a.m.2
TENDÊNCIAS

Memória: Santos FC inaugurava estádio do Santos Laguna

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsa Universidade registra mais de 11 mil inscritos no primeiro dia | Manaus

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Palmeiras terá três reforços contra o Fluminense

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2