De passagem pelo México, migrantes de caravana desconhecem eleições nos EUA

by 24BRASILTVNov. 7, 2018, 8:46 a.m. 310

Migrante descansa em um escorregador em abrigo na Cidade do México — Foto: Hannah McKay/Reuters

Os milhares de centro-americanos que entraram no México em caravanas de migrantes se tornaram protagonistas involuntários das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos nesta terça-feira (6), decisivas para o futuro político do presidente Donald Trump . Muitos deles, porém, simplesmente ignoram a votação, mostra reportagem da agência France Presse.

"Não sei" ou "Não sabemos de nada" são as respostas frequentes entre os migrantes quando perguntados sobre as legislativas nos Estados Unidos.

"Tem coisas que nem sabemos e, além disso, não nos dão informação", disse à AFP Jairo Velázquez, hondurenho de 24 anos, reconhecendo seu pouco conhecimento do tema.

Eleitor se prepara para votar em Tempe, no Arizona. Placa que sinaliza o local de votação está escrita em inglês e espanhol — Foto: Lindsey Wasson/Reuters

As eleições americanas, nas quais se espera elevada participação, são chave para Trump, que pode perder a maioria parlamentar em uma votação considerada um referendo sobre sua polêmica administração.

Às vésperas do pleito, Trump enviou milhares de militares à fronteira sul para impedir o ingresso de centro-americanos no país e disse que entre eles havia membros de gangues, traficantes de drogas e até terroristas infiltrados, sem apresentar evidências de suas acusações.

"Donald Trump não é o dono da Terra, o único dono é Deus", afirma Uziel Cantillano, que chegou à capital mexicana quase quatro semanas depois da partida da caravana, que deixou Honduras em 13 de outubro.

Entre 8 mil e 9 mil migrantes transitam por diversos pontos do sul e do centro do México, ainda longe de seu destino final, os Estados Unidos, segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos. Na Cidade do México, o número chegou a 7,2 mil, afirmou o governo mexicano.

Imigração é um dos assuntos mais espinhosos na eleição americana de meio de mandato

Para especialistas, é um cálculo de Trump que as caravanas estejam no centro do polarizado debate político americano. "É um tema que ajuda a atiçar sua ala mais radical", afirma Adolfo Laborde, acadêmico da Universidade Anáhuac na Cidade do México.

Ele acrescenta que a presença de membros de gangues é uma probabilidade que pode trazer "riscos de um início de violência ou de contaminação de causas nobres", como a caravana.

Alguns migrantes recusam-se a ser qualificados como criminosos. Outros dizem que de fato há delinquentes no grupo.

"Nas caravanas assim tem muita gente que se perde, muita gente sai como delinquente", afirma Carlos Rivera, conterrâneo de Josué, também com 25 anos.

Alheios ao futuro político dos Estados Unidos, muitos estão mais preocupados em encontrar algo mais substancioso para comer do que os ovos com feijão que receberam no café da manhã ou em encontrar um computador com acesso à internet para se comunicar com seus familiares.

Outros, no entanto, confiam em que o resultado das eleições seja adverso para o Partido Republicano de Trump e sua rígida posição contrária à migração.

Alguns confiam, inclusive, em que o presidente acabe cedendo e permita-lhes a passagem, diante de um possível avanço do Partido Democrata no Congresso.

Se for eleito um "novo Congresso, eu acho que teríamos uma nova oportunidade para entrar" nos Estados Unidos, diz Rivera.

Vestindo uma simples camiseta e boné decorado com as estrelas e as listras da bandeira americana, Rivera fugiu da violência e da pobreza de seu país, assim como a maioria que compõe a caravana.

Mapa mostra caminho dos imigrantes rumo à fronteira do México com os EUA — Foto: Infografia: Alexandre Mauro

Embora ainda restem pelo menos 1 mil km de estrada até a fronteira norte, vários garantem não ter medo de Trump e confiam em que os americanos os apoiarão.

"Muita gente anda fazendo protestos nos Estados Unidos a nosso favor porque sabe que nossa luta é muito difícil e Donald Trump não entende isso", continua a jovem hondurenha.

Outras duas caravanas ainda avançam pelo sul do país, decididas a seguir o trajeto das anteriores.

A estrutura montada em um centro esportivo na Cidade do México não é suficiente para atender a todos os migrantes. Há 7,2 mil pessoas no grupo, mas as lonas montadas no local têm capacidade para apenas 5 mil.

Por isso, muitos deles improvisaram barracas do lado de fora do centro e até um parque infantil foi usado como abrigo, mostrou reportagem da GloboNews.

Além disso, a Cruz Vermelha disponibilizou cinco telefones para que os migrantes entrem em contato com suas famílias nos países de origem. Cada pessoa tem direito a uma ligação de dois minutos.


Artigos relacionados

TENDÊNCIAS

Mês da Consciência Negra tem programação diversa de atividades

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsonaro anuncia general Fernando Azevedo e Silva para ministro da Defesa

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira se pronuncia após confirmar leucemia

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

AACD quer promover 'encontro da paz' entre Cláudia Leitte e Silvio Santos

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:30 p.m.2
TENDÊNCIAS

Santos x Chapecoense: Acompanhe o placar AO VIVO da partida

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 10:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Tite convoca Rafinha para o lugar de Casemiro na seleção brasileira

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Cruzeiro estuda opções para suprir desfalques em jogo contra o Corinthians

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira está com leucemia; doença está estabilizada diz assessoria

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 6:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Esquadrão Suicida 2 | 10 vilões da DC que queremos ver no filme

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 4:01 a.m.2
TENDÊNCIAS

Resultado do concurso 1736 da Lotofácil desta segunda (12)

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 3:46 a.m.2
TENDÊNCIAS

Memória: Santos FC inaugurava estádio do Santos Laguna

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsa Universidade registra mais de 11 mil inscritos no primeiro dia | Manaus

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Palmeiras terá três reforços contra o Fluminense

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2