Incêndio na Califórnia deixa ao menos nove mortos

by 24BRASILTVNov. 11, 2018, 4:45 a.m. 363

PARADISE, EUA - Ao menos nove pessoas morreram em Paradise e nos seus arredores. Na cidade montanhosa ao norte de Sacramento, mais de 6.700 casas e estabelecimentos comerciais foram destruídos por um incêndio florestal classificado como o mais destrutivo da História da Califórnia, de acordo com o Departamento Florestal e de Proteção Contra o Fogo do estado.

Ao todo, três incêndios atingem a Califórnia, sendo que dois estão fora de controle no Norte e Sul do estado, forçando centenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas, incluindo artistas com casas em Malibu.

— É o pior caso possível. É o que temíamos há muito tempo — disse o xerife do condado de Butte, Kory Honea, em entrevista coletiva. — Infelizmente, ninguém escapou.

O incêndio na região de Paradise, que começou na quinta-feira, já queimou mais de 90 mil hectares e só 5% haviam sido contidos até a noite de sexta-feira. Há 35 pessoas desaparecidas, e três bombeiros ficaram feridos.

Cerca de 800 quilômetros ao sul, no condado de Los Angeles, outro incêndio ameaça 75 mil casas e mais de 200 mil pessoas foram obrigadas a deixar seus lares no começo deste sábado. A região é habitada por diversas estrelas de Hollywood, que vivem em cidades como Malibu.  Sem ar-condicionado em Portugal, brasileiros sofrem com calor de mais de 40 graus Relembre os incêndios florestais mais mortais do século em todo o mundo Reconstrução do Museu Nacional preservará parte das ruínas deixadas pelo incêndio

Com o fogo que atinge neste sábado o condado californiano de Los Angeles e Ventura, que inclui cidades como Malibu e Calabasas, artistas e celebridades como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro tiveram que deixar suas casas. Todos os 12 mil habitantes de Malibu receberam ordem de partir.

No Instagram, a cantora Lady Gaga compartilhou imagens da fumaça perto de sua casa e disse que está rezando por todos. Pelo Twitter, Gaga também escreveu que seus pensamentos estavam voltados para aqueles "sofrendo com esses incêndios abomináveis e de luto pela perda de seus lares ou entes queridos". Ela acrescentou: "Estou aqui com muitos de vocês me perguntando se minha casa vai explodir em chamas. Tudo o que podemos fazer é rezar juntos e um pelo outro. Deus abencoe vocês."

Pelo Twitter, Kim Kardashian, assim como fez Gaga, agradeceu aos bombeiros. "Eu amo vocês e obrigada por fazerem todo o possível para nos manter seguros!". O diretor mexicano Guillermo del Toro agradeceu na mesma rede social por estar vivo, mas lamentou a possível perda dos seus objetos de colecionador.

Já no condado de Buttle, o mais afetado até agora, o incêndio "Camp Fire" destruiu 280 km2.

Uma equipe investiga a possibilidade de haver mais vítimas fatais deste incêndio, que começou na quinta-feira de manhã. As autoridades conseguiram evitar que o fogo chegasse a Chico, de 90 mil habitantes, a oeste de Paradise.

Em Paradise, há casas envoltas em chamas e outras já transformadas em cinzas, além de carros carbonizados. Nesta área, 52 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Também em sua conta no Twitter, o presidente americano Donald Trump disse neste sábado que "a má administração das florestas" é a culpa pelos incêndios na Califórnia. "Não há razão para esses incêndios florestais maciços, mortíferos e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de que o manejo florestal é tão ruim", escreveu ele.

"Bilhões de dólares são dados a cada ano, com tantas vidas perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Resolvam agora, ou nenhum pagamento do Fed!", acrescentou Trump.

O diretor do escritório de emergência do governo da Califórnia alertou que o estado espera mais "condições climáticas para a ocorrência de incêndios" nos próximos dias, com ventos fortes e clima muito seco. A situação prejudica a ação dos quase dois mil bombeiros que combatem as chamas.

"Camp", controlado em apenas 5%, destruiu 2.000 estruturas e ameaça um total de 15 mil. O fogo de Woolsey, o mais preocupante, se espalhou rapidamente, ameaçando a cidade costeira de Malibu, onde 30 casas foram consumidas pelas chamas.

"O incêndio está fora de controle e avança para áreas populosas. Todos os moradores devem sair agora", escreveu no Twitter das autoridades desta cidade localizada entre o oceano Pacífico e a serra de Santa Mônica.

"Vi as chamas que vinham das montanhas sobre a nossa casa e senti (...) sabia que tinha que sair porque era minha segurança. A casa é uma casa, mas o fogo se aproxima, toda a montanha vai crescer", disse à AFP Heili Hoffmann, que morou em Malibu por mais de 20 anos.


Artigos relacionados

TENDÊNCIAS

Mês da Consciência Negra tem programação diversa de atividades

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsonaro anuncia general Fernando Azevedo e Silva para ministro da Defesa

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira se pronuncia após confirmar leucemia

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 p.m.2
TENDÊNCIAS

AACD quer promover 'encontro da paz' entre Cláudia Leitte e Silvio Santos

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:30 p.m.2
TENDÊNCIAS

Santos x Chapecoense: Acompanhe o placar AO VIVO da partida

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 10:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Tite convoca Rafinha para o lugar de Casemiro na seleção brasileira

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Cruzeiro estuda opções para suprir desfalques em jogo contra o Corinthians

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 7:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Susana Vieira está com leucemia; doença está estabilizada diz assessoria

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 6:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Esquadrão Suicida 2 | 10 vilões da DC que queremos ver no filme

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 4:01 a.m.2
TENDÊNCIAS

Resultado do concurso 1736 da Lotofácil desta segunda (12)

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 3:46 a.m.2
TENDÊNCIAS

Memória: Santos FC inaugurava estádio do Santos Laguna

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Bolsa Universidade registra mais de 11 mil inscritos no primeiro dia | Manaus

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2
TENDÊNCIAS

Palmeiras terá três reforços contra o Fluminense

by 24BRASILTVNov. 13, 2018, 1:45 a.m.2